Manter Perfil

Além do usuário, no SIT é necessário dizer que papel esse usuário está exercendo na ferramenta – o que pode ou não pode fazer, quais funcionalidades executa, serviços de mapa que visualiza. Todo esse conjunto de permissões é o chamado Perfil.

Seguem os perfis previstos para Ponta Porã:

Quadro 1 - Perfis de usuário do SIT

Perfil usuário

Característica

Técnico ArcMap

Esse perfil será responsável pela edição geográfica das camadas e posterior transformação em serviço dessas camadas. Sugere-se que esse técnico tenha conhecimentos em ferramentas CAD, esta se aproxima de ferramentas SIG utilizadas na solução

Técnico setorial

Esse perfil será responsável pela manutenção dos cadastros existentes na solução. Sugere-se, pelo menos, um técnico setorial por cada secretaria. Além disso, o ideal que exista um técnico setorial para cada módulo existente no SIT

Administrador do Sistema

Esse perfil apresenta todas as permissões na aplicação e inclusive possibilidade de desfazer tarefas dos demais perfis (Técnico ArcMap e Técnico setorial)

Secretario

Esse perfil visualiza os paineis e relatórios gerados no SIT

Público

Esse perfil visualiza apenas a visão inicial do SIT não tendo acesso às demais funcionalidades e módulos do sistema

 

Os perfis apresentados apresentam conjunto de permissões para as funcionalidades e serviços de mapa a serem visualizados. A primeira etapa é criar um perfil (Figura 22).

Figura 22 - Criar perfil

Após preenchimento das informações, apenas clicar em salvar e tudo certo, foi criado o novo perfil (Figura 23).

Figura 23 - Salvar perfil

O perfil se encontra criado. Da mesma forma esse perfil pode ser alterado, como também excluído (Figura 24).

Figura 24 – Perfil criado

A segunda etapa consiste na vinculação entre usuário e perfil, mais especificamente na aba Usuário – Perfil. O processo é bem simples, basta escolher do lado esquerdo o usuário e do lado direito o perfil que se deseja adotar para esse usuário e clicar em adicionar (Figura 25).

Figura 25 - Vinculação do usuário ao perfil

Eis o resultado. Basta apenas Salvar (Figura 26).

Figura 26 – Resultado da vinculação

A terceira fase é associar o perfil aos serviços de mapa publicados. Assim como no passo anterior, o objetivo é vincular os serviços de mapa ao perfil desejado (Figura 27).

Figura 27 – Vinculação do serviço ao perfil

Depois de escolher os serviços de mapa a serem visualizados, basta clicar em Salvar e confirmar a operação (Figura 28).

Figura 28 - Serviços de mapa associados ao perfil

Por fim, é necessário associar as permissões ao perfil. O comportamento é igual aos anteriores, do lado esquerdo escolher o Perfil e do lado direito, permissão da funcionalidade (Figura 29).

Figura 29 – Vinculação de permissão da funcionalidade ao perfil

Depois de escolher as permissões a serem utilizadas, basta clicar em Salvar e confirmar a operação (Figura 30).

Figura 30 - Permissões vinculadas ao perfil

Para todos esses comandos citados, caso haja necessidade existe a possibilidade de adicionar ou remover informações do perfil e posteriormente Salvar (Figura 31).

Figura 31 – Adicionar e remover parâmetros

Pronto! Após perfil criado, só colocar Login e Senha (Figura 32).

Figura 32 - Entrar com login associado ao perfil

Verifique que para esse login com o respectivo perfil associado, estão habilitadas apenas funcionalidades e serviços colocados pelo Administrador do Sistema (Figura 33).

Figura 33 – Login com perfil associado aos serviços de mapa e às funcionalidades específicas